cover
Tocando Agora:

Casa GOG: um espaço de transformação social no Guará II

Iniciativa fortalece a identidade e o protagonismo das periferias

Casa GOG: um espaço de transformação social no Guará II
Casa GOG: um espaço de transformação social no Guará II (Foto: Reprodução)

Com mais de 30 anos de carreira no rap e mais de dez álbuns lançados, Genival Pereira Gonçalves, o GOG, ampliou seu impacto para além da música. No ano passado, o rapper brasiliense inaugurou a Casa GOG, um espaço sociocultural dedicado a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Localizada no Guará II, a iniciativa promove formação em educação, esporte, arte, jornalismo, e fortalece a identidade e o protagonismo das periferias.


Mais do que um centro de atividades, a Casa GOG é um ambiente vivo de aprendizado e consciência social. “Temos aulas de reforço escolar, um curso de podcast e de comunicação, além de formação política. Aqui, cada espaço tem um propósito”, explica GOG, ressaltando o caráter transformador do projeto.


Entre as diversas iniciativas, um dos destaques é a gastronomia periférica, que ensina moradores a aproveitarem melhor os alimentos disponíveis em casa, para garantir uma alimentação mais saudável. “Queremos mostrar como pequenas mudanças na alimentação podem influenciar o desempenho escolar das crianças e até mesmo melhorar o diálogo dentro de casa”, conta o rapper.


GOG afirma ainda que promove a afrobetização no local, que é um processo de aprendizado inspirado nos ensinamentos de Paulo Freire, o qual a educação parte da vivência e da realidade de cada indivíduo. Para o rapper, entender o mundo ao redor é essencial para transformar a própria história. “Quando você dialoga, precisa saber: por que está aqui? Por que sua realidade é tão difícil?”. O projeto une educação política e valorização da identidade negra, para assim despertar o senso crítico da população periférica. “A ideia é que os jovens compreendam sua realidade, enxerguem a política que os cerca e, só assim, consigam revolucionar e mudar o rumo das coisas”, explica GOG.


A Casa GOG se sustenta com o apoio de voluntários, que oferecem aulas e oficinas diversas, e com a solidariedade da população, que contribuiu com doações para erguer a estrutura. GOG pretende ainda expandir seu projeto e levar para outras regiões periféricas do DF.


Por Camila Piacesi, jornalista 

Comentários (0)

Fale Conosco