cover
Tocando Agora:

Devasto lança cd Elos II e destaca influências da música negra universal

Rapper e produtor musical, o artista reitera a importância do hip-hop no Brasil e no mundo, e também reforça a luta dos produtores musicais por reconhecimento no Brasil.

Devasto lança cd Elos II e destaca influências da música negra universal
Devasto lança cd Elos II e destaca influências da música negra universal (Foto: Reprodução)

Lançado no último dia 20, o álbum Elos II, do rapper e produtor musical Devasto chega com uma sonoridade e proposta diferentes. Dividido em quatro partes, o projeto traz em sua segunda etapa diversos sentimentos à tona, abordando temas como amor, e com influências de lendas do soul, do funk, do R&B e da música negra universal.

“O Elos foi criado no formato de um álbum, mas metade do processo nós decidimos fazer um disco diferente, dividido em quatro elos, em quatro partes. Eu fiz o disco todo de uma vez, nós só desmembramos pra lançar num formato diferente”, afirma o produtor.

Assim como o rapper MV Bill, que em seu novo álbum mudou a maneira de olhar a realidade, focando suas letras e o conteúdo dos seus lançamentos na ótica do morador (ler matéria – MV Bill apresenta ao público show do álbum Na Visão do Morador), Devasto Prod direciona o seu olhar para outros temas e sentimentos que existem paralelamente à temática gangster.

“O Elos II é uma fase mais leve, de sentimento, mais tranquila, colocando sentimentos para fora. A gente sempre fica naquela postura de vilão, mas um gangster também ama. E a gente vem com essas referências: Marvin Gaye, James Brown, Barry White... São artistas que, na minha visão, sempre foram muito gangsters e sempre fizeram músicas de amor, sensualidade, expondo mais os sentimentos”, destaca o produtor e diretor musical.

Sobre a luta dos produtores musicais no Brasil por reconhecimento, Devasto afirma:

“O produtor musical, lá fora, já é considerado artista e sempre foi. Aqui, rola essa desvalorização. Eu acho muito complexo, porque na música, não vive um sem o outro (MC sem produtor musical e DJ, e vice-versa). Não tem como as coisas acontecerem separadas. Então, eu sou um cara que briga muito por isso, desde aquela época em que era pra colocar a tag (identificação do produtor responsável) no começo da produção. Fui um dos primeiros caras a brigar muito por isso”, relembra.

E completa: “Eu acho que existe toda uma luta nas questões dos produtores musicais. É uma grande luta na qual eu faço parte há tempos. A gente nunca teve tantos palcos... O pessoal da (produção) técnica, do estúdio, nunca teve esse palco – e isso sempre me incomodou”.

Por fim, o artista fala sobre todo o processo de produção, sobre suas influências e sobre o que espera sobre o disco.

“Eu sempre gosto de criar um elo. É a minha forma de produzir, é um laboratório musical. Gosto de misturar feats não tão prováveis e ver qual seria o resultado dessa pesquisa – como seriam as melodias, qual seria o assunto ou o tema. Eu sempre fico atento a essas partes também. Até porque eu não sou só um produtor musical, sou produtor e diretor musical. Então, a gente costuma direcionar bastante nessa questão da melodia”, finaliza Devasto Prod.

Quem é Devasto Prod: https://youtu.be/zyYf-Ntqq0M?si=P3aGEKmxPdePw6cp

Ouça Elos II e outros trabalhos: https://youtube.com/@devastoprodoficial?si=DpoJdQUJsk8bbiwK


Cleber Augusto – Jornalista


Comentários (0)

Fale Conosco