cover
Tocando Agora:

Ex-engenheiro de som de Eminem é acusado de vender músicas inéditas do rapper por Bitcoin

De acordo com uma investigação do FBI, ele teria comercializado 25 músicas nunca lançadas em troca de cerca de 50 mil dólares da moeda digital

Ex-engenheiro de som de Eminem é acusado de vender músicas inéditas do rapper por Bitcoin
Ex-engenheiro de som de Eminem é acusado de vender músicas inéditas do rapper por Bitcoin (Foto: Reprodução)

Joseph Strange, engenheiro de som que trabalhou por quatro anos no estúdio de Eminem, está sendo acusado de vazar e vender faixas inéditas do rapper na internet. De acordo com uma investigação do FBI, ele teria comercializado 25 músicas nunca lançadas em troca cerca de 50 mil dólares em bitcoin. As faixas comercializadas ilegalmente foram gravadas entre 1999 e 2018 e estavam armazenadas em discos rígidos protegidos dentro do estúdio de Eminem, em Michigan. 


Strange, que foi demitido em 2021, teria utilizado seu antigo acesso aos arquivos para distribuir o material ilegalmente. O esquema foi descoberto depois que funcionários atuais do estúdio de Eminem descobriram que as músicas estavam sendo tocadas online, em sites como Reddit e YouTube, conforme mostram os registros judiciais. Posteriormente, eles reconheceram as faixas como versões inéditas e denunciaram o caso ao FBI.


Um comprador identificado como "Doja Rat", residente no Canadá, confessou ter adquirido 25 músicas por cerca de US$ 50.000 em Bitcoin, sendo que o primeiro documento foi comprado no verão do ano passado. Ele ainda revelou que Strange alegava possuir mais de 300 faixas inéditas, além de manuscritos originais de Eminem. 


Durante uma busca na casa do engenheiro de som, o FBI encontrou documentos escritos à mão pelo rapper e até mesmo um videoclipe inédito armazenado em uma fita VHS, que segundo o processo, eram os mesmos que haviam sido digitalizados e oferecidos à venda.


Joseph Strange agora enfrenta acusações por violação de direitos autorais e transporte interestadual de bens roubados. Caso seja condenado, ele pode pegar até 15 anos de prisão e pagar uma multa de até 250 mil dólares.


O representante de Eminem, em comunicado ao Detroit Free Press, afirmou: "Os danos significativos causados por um funcionário de confiança à integridade artística e criativa de Eminem não podem ser subestimados, sem mencionar as enormes perdas financeiras sofridas pelos muitos criadores e colaboradores que merecem proteção por décadas de trabalho."


Já o advogado do engenheiro, declarou na tarde de quinta-feira (20) que "o Sr. Strange é um homem de família e um profissional dedicado que buscará justiça e equidade no tribunal".

Comentários (0)

Fale Conosco