cover
Tocando Agora:

Instituto KondZilla organiza live de conversa especial com Leci Brandão e Juarez Tadeu

Periferia, samba, funk e a política da proibição: aula debate temas importantes no encerramento do ano com grandes nomes da cultura brasileira

Instituto KondZilla organiza live de conversa especial com Leci Brandão e Juarez Tadeu
Live Instituto KondZilla

No dia 18 de dezembro, o Instituto Kondzilla encerra o ciclo de aulas ao vivo de 2025 com uma conversa histórica sobre música, cultura periférica e política. A live reunirá a deputada Leci Brandão e o professor do curso de Graduação em Jornalismo e Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia na FAAC, Juarez Tadeu, para debater a relação entre samba, funk e os processos de proibição que marcaram e seguem marcando a vida cultural das periferias brasileiras. A transmissão acontece às 19h30, ao vivo, no YouTube.

Ao longo de 2025, o Instituto Kondzilla impactou milhares de jovens em todo o país com cursos gratuitos para a inclusão produtiva nas indústrias criativas, fortalecendo trajetórias profissionais e colocando a cultura periférica no centro da discussão sobre direitos culturais. Para encerrar o ano, a instituição promove um encontro que joga luz sobre a chamada “frequência proibida”, expressão que sintetiza como ritmos populares foram historicamente silenciados, reprimidos ou estigmatizados, apesar de seu enorme papel social e político.


A conversa abordará quatro eixos centrais: música como expressão política, refletindo sobre o papel transformador desempenhado pelos movimentos culturais de base; a proibição do samba e seus impactos históricos, aproximando esse percurso das atuais tentativas de criminalização do funk; cultura periférica e estigma, discutindo como o preconceito molda narrativas e restringe direitos; e economia criativa e direitos culturais, destacando caminhos para fortalecer a produção, a circulação e o reconhecimento das expressões artísticas das quebradas.

Sobre o Instituto KondZilla

O Instituto KondZilla é uma organização sem fins lucrativos criada pelo produtor e empresário Konrad Dantas, nascido no Guarujá e tem importante papel no cenário da economia criativa brasileira em eixos como produção musical, audiovisual, publicidade e cinema. O propósito do instituto é promover transformação social por meio da educação, da cultura e da valorização da periferia. Por meio de cursos, oficinas e programas de desenvolvimento, o Instituto fortalece jovens, oferecendo ferramentas para que eles se tornem protagonistas de suas próprias histórias e agentes de transformação em seus territórios.

Comentários (0)

Fale Conosco