cover
Tocando Agora:

Thaíde, da velha à nova escola do rap nacional

O pioneiro e mestre Thaíde, um dos precursores do movimento e da cultura Hip-Hop no Brasil, se apresenta neste sábado (15), em São Paulo, no Katarina Bar, a partir das 20h, trazendo consigo toda a inovação, influências e novidades da cultura de rua e dos quatro elementos - DJ, MC, Break dance e grafite.

Thaíde, da velha à nova escola do rap nacional
mestre Thaíde cultura Hip-Hop

Nascido em 05 de novembro de 1967, Altair Gonçalves, conhecido como mestre Thaíde, um dos precursores do movimento e da cultura Hip-Hop no Brasil, junto ao saudoso DJ Hum, seu parceiro entre as décadas de 80 e 90, se apresenta neste sábado (13) no Katarina Bar, em São Paulo (SP), trazendo consigo extensa bagagem cultural, criatividade e toda originalidade que compõem a eterna escola do rap nacional e também mundial.

Com influências que vão desde o início do movimento a nível mundial, como os grupos pioneiros de rap nos Estados Unidos da América (EUA) - África Bambatta, Grandmaster Flash and the Furious Five, Sugarhill Gang, Kurtis Blow, Run DMC, Public Enemy, entre outros, como os Commodores, Temptations, Barry Manilow, aliada a toda riqueza da música popular brasileira e mundial, como Luís Gonzaga, Gilberto Gil, Milton Nascimento, Djavan, Chico Buarque, entre outros, Thaíde concentra uma força explosiva em seu set e bota a pista de dança pra ferver, além de proporcionar uma verdadeira imersão e aula de história, formação social, multicultural, ética e étnica para as novas e antigas gerações, resgatando e perpetuando referências históricas que estão no DNA de toda a humanidade.

Autor de sucessos como Nada Pode me Parar, Malandragem dá um Tempo, Apresento meu Amigo, Sr. Tempo Bom, entre outros, o artista relembra os tempos antes da fama.

“A saudade que eu tenho é da época que eu dançava break e não tinha nenhuma pretensão de sucesso, era apenas diversão com os meus amigos, minha família da rua. O público, os lugares que eu conheci, porque ele te dá um carinho muito grande, uma coisa que eu não conhecia”.

Influências musicais e o início do break dance no Brasil

Criado na Vila Missionária, periferia da Zona Sul de São Paulo, foi um dos fundadores do grupo de break dance Black Panthers, futuramente Back Spin Crew, grupo de break dance originário da fusão entre dois grandes grupos da década de 80, a Dragon e a Furious Breakers, influenciados pelo sucesso do pernambucano Nelson Triunfo e sua equipe Funk Cia, que na década de 80 se apresentavam em programas de TV e, principalmente, no centro da capital paulista, na rua 24 de Maio.

Perseguidos pela polícia, resolvem estabelecer como local para seus encontros o Parque do Ibirapuera, onde se concentram outras equipes de dança e de outras manifestações da cultura de rua, como skatistas, dando origem ao novo terreiro para o break: a estação de metrô São Bento, região de São Paulo eternizada e enraizada aqui no DF (Distrito Federal) pela letra do grupo de rap pioneiro de Brasília Câmbio Negro: “Das quebradas cabulosas nunca pisaram na São Bento, mas vão dizer que fazem parte do movimento".


“O passado que eu me prendo não é do sucesso, do meu tempo com a dupla junto ao DJ Hum (Humberto Martins, um dos pioneiros do gênero no Brasil), mas sim da luta das pessoas escravizadas, de pessoas ativistas que estão sempre batalhando no cotidiano, porque a partir do momento que eu não valorizar a luta dos que morreram no passado, que derramaram sangue para que a gente possa estar aqui hoje, eu não vou ser digno daquilo que eu conquistei. Eu estou preso a essas lutas e sempre vou lutar, sempre olhando para o passado e agradecendo a luta dessas pessoas”, sintetiza Thaíde.

O artista completará em breve 40 anos de carreira, estabelecendo uma conexão entre o passado, presente e futuro e provocando uma profunda reflexão sobre as origens e as raízes do rap e do hip-hop, assim como sobre o futuro das próximas gerações, que hoje têm nas pistas de skate espalhadas por todo o Brasil, nas praças e parques públicos, nas estações de metrô, em campus universitários e diversos outros espaços de convivência popular o celeiro dos talentos do futuro no cenário do rap, do break, da discotecagem e da arte urbana - o universo Hip-Hop.


De Brasília, Cleber Augusto - Jornalista e apresentador do Podcast Expresso Hip-hop 


Serviço

Thaíde nas Quadradas 

Local:Katarina Bar - Av. São Luis 272 República 

Horário: Gratuito das 20h às 22h.

Valor:R$ 30


Rádio West Side, onde o Hip-Hop está sempre em primeiro lugar em todas as estações

Comentários (0)

Fale Conosco