Casa da Mulher do Hip Hop chega ao DF e promete transformar vidas
Localizada em Planaltina-DF, a unidade será a segunda do Brasil e promete oferecer assistência a mulheres em vulnerabilidade

Redação por: Camila Piacesi | Colunista
O Distrito Federal acaba de conquistar um espaço inédito para fortalecer a cultura e a luta das mulheres no movimento Hip Hop: a Casa da Mulher do Hip Hop. Localizada em Planaltina-DF, a unidade será a segunda do Brasil e nasce com a missão de oferecer não apenas um espaço cultural, mas também acolhimento, formação e assistência a mulheres em situação de vulnerabilidade.
Mais do que um local para ensaios, batalhas e produção artística, a Casa chega com um olhar social amplo. Além de impulsionar o Hip Hop feminino, o espaço vai oferecer apoio jurídico e psicológico, atendimento especializado para vítimas de violência, segurança alimentar e acesso a políticas públicas de saúde, incluindo ações voltadas à saúde mental e dignidade menstrual. “O foco é na mulher, mas quando cuidamos delas, também estamos cuidando das crianças, dos adolescentes e das famílias”, explica Ravena Carmo, coordenadora do Fórum de Mulheres no Hip Hop do DF e uma das articuladoras do projeto.
A criação da Casa é resultado de uma luta de mais de 10 anos da Frente Nacional de Mulheres no Hip Hop. Sua implementação foi viabilizada por meio de uma parceria com o Ministério da Gestão e Inovação, dentro do programa Imóvel da Gente, que destina prédios públicos ociosos para projetos sociais.
A entrega da Casa da Mulher do Hip Hop foi anunciada durante o 8º Fórum de Mulheres no Hip Hop do DF, realizado de 7 a 9 de março no Sesc Setor Comercial Sul. O evento reuniu cerca de 158 participantes em debates, atividades artísticas e rodas de conversa sobre o protagonismo feminino dentro da cultura Hip Hop.
Com a Casa da Mulher do Hip Hop, o Distrito Federal se torna referência na criação de políticas públicas para mulheres dentro da cultura urbana. O espaço chega para somar na luta por igualdade, reconhecimento e dignidade.
Comentários (0)