cover
Tocando Agora:

Grupo Rap Desde Sempre lança clipe Inimigo do Estado

Com forte crítica social, faixa aborda o cotidiano da violência policial e estatal nas periferias e favelas brasileiras. O trabalho do grupo foi inspirado em fatos verídicos ocorridos no Brasil e em todo o mundo.

Grupo Rap Desde Sempre lança clipe Inimigo do Estado
Grupo Rap Desde Sempre lança clipe Inimigo do Estado (Foto: Reprodução)

O grupo Rap Desde Sempre lançou nessa terça-feira (29/04/25) a track "Inimigo do Estado". 

Com forte apelo crítico e social, a música fala sobre os episódios de discriminação racial, opressão e violência policial e estatal constantemente ocorridos no Brasil e também em outros lugares do mundo, ressaltando o papel do rap e da cultura hip-hop na denúncia desses fatos, na defesa das comunidades marginalizadas e periféricas e como instrumento de autoafirmação, superação, ascensão social, resgate e transformação de vidas.

“Criamos uma música com duas histórias. Um som pesado, onde fazemos denúncias contra a ação truculenta da polícia. Esse som é um grito para os periféricos”, afirma o rapper Daniel Machado, vocalista do Rap Desde Sempre.

Uma música, duas histórias.

Inimigo do Estado é uma música dividida em duas fases. Na primeira, a faixa narra a história de um trabalhador que sai de casa para se divertir com a namorada e é abordado por um menor de idade pedindo comida.

Neste momento, um policial inicia agressões verbais contra a pessoa em situação de vulnerabilidade, desencadeando a reação do trabalhador e uma série de agressões físicas, verbais, sociais e morais por parte do aparato estatal constituído pela polícia, resultando na detenção do trabalhador e posterior perda do emprego pelo crime de desacato.

“Quem é que vai vigiar o vigilante, que anda por aí fazendo maldade constante”, questiona o Rap Desde Sempre nos versos de Inimigo do Estado.

A crítica ácida à polícia e à conivência do Estado acentua-se quando a situação é comparada com abordagens realizadas em locais nobres, onde residem e transitam pessoas com maior poder aquisitivo e a polícia geralmente não age com truculência, mesmo diante a situações que configuram crime de agressão ou desacato.

“Sou declarado mesmo inimigo do Estado, porque a corda sempre estoura pro lado mais afro. Se você é fruto da periferia, toma cuidado que o Estado vai ceifar sua vida” diz a letra, em tom ácido, crítico e questionador.

Realidade de uma mãe solteira que vive na periferia.

Na segunda parte da música, o grupo fala sobre a vida de uma mãe solteira que mora na periferia e cria sozinha dois filhos, que perdem suas vidas em uma abordagem policial.

“Empregada doméstica era dona Maria, criava dois filhos sozinha na periferia. Seu marido morreu em uma siderúrgica, fazendo hora-extra pra bancar a vida dura. A mixaria da indenização do Estado, só deu pra comprar na favela um barraco”, relata o grupo Rap Desde Sempre.

“A luta dessa mulher, não vou romantizar. Sofrimento feminino não vou normalizar. A madame que humilha suas faxineiras, posta na net chamando mulheres de guerreiras”, critica o grupo na faixa "Inimigo do Estado", que certamente está no radar da rádio West Side como uma das melhores tracks lançadas este ano, no quesito crítica social.

“Nós pegamos junções de algumas histórias que vimos que a polícia promoveu e criamos a faixa”, finaliza o rapper Daniel Machado, do Rap Desde Sempre.


Cleber Negão, jornalista

Comentários (0)

Fale Conosco